Por Debora Aguillar
O que é Alopecia Areata?
Alopecia areata é uma doença inflamatória da pele que causa queda capilar – mas pode ocasionar queda noutras regiões do corpo –, normalmente em falhas circulares no couro cabeludo. É comum que as falhas apareçam de repente e afetem apenas uma área limitada.
Na maioria dos casos, o cabelos acabam crescendo novamente em até 1 ano. Para algumas pessoas, porém, a alopecia areata pode durar mais tempo e tornar-se mais severa, causando perda total do cabelo – alopecia totalis –, ou até perda total de todos os pelos corporais – alopecia universalis.
Alopecia Areata: Estudo de Caso
Hoje, dividirei com vocês um linda história! Há alguns meses, uma cliente me procurou por conta de um caso grave de alopecia areata. Ela já havia consultado diversos profissionais que, infelizmente, não conseguiram lhe ajudar.
Conversando com ela, soube que ela havia tido um câncer recém-curado, mas seu cabelo começara a cair antes do surgimento do mesmo. Continuamos nos aprofundando neste contato emocional e ela me disse que um ano antes de seus cabelos caírem, ela tinha sofrido um assalto e, num intervalo de pouco tempo, tragicamente perdido seu filho de 19 anos de idade.
Ao fazer a tricoscopia vi que havia pontos de inflamações e sinais de óstios. Na análise emocional, percebi muita agitação. Criei um protocolo com os óleos essenciais, vegetais, argilas e uma aplicação de aromaterapia para o equilíbrio dos traumas vividos. É muito importante ressaltar que ela fez uso diário dos produtos cosmecêuticos em casa. A manutenção correta é essencial para a eficácia da terapia capilar e sucesso do tratamento.
Uma Nova Esperança
Vindo de uma situação altamente traumática, inclusive com a irreparável perda de um filho, esta cliente apresentava um caso emocional duríssimo. Ela passou a usar peruca e os médicos lhe disseram que ela jamais conseguiria ficar sem a prótese capilar.
Mas, em 6 meses de tratamento, ela deixou a prótese para trás. Durante os 7 primeiros meses, o tratamento na clínica era semanal. Após este período, passou a ser quinzenal. Ao longo de todo o processo, ela foi bastante disciplinada com a manutenção em casa e continua ainda hoje a utilizar os produtos cosmecêuticos. Hoje ela vive uma vida livre da peruca e conseguiu recuperar sua auto-estima.
-Blog Grandha
Comments